quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Olho seca-pimenteira

Dia desses uma amiga me ligou a gargalhadas:

- Você não sabe o que eu vi hoje! Um cara no carro ao lado do meu estava usando um ramo enorme de arruda na orelha.

Vi graça no comentário dela. Como não é todo dia que a gente se depara com pessoas tão supersticiosas, resolvi caçar mandingueiros e talismãs no trânsito. E não é que me surpreendi com a quantidade de objetos pendurados nos carros.

O mais tradicional é a fitinha vermelha no retrovisor. Dizem os sabidos que é para tirar mau-olhado. É o mesmo efeito protetor do chaveiro de pé de coelho, porém menos raro. Toda vez que largo a Kombi no estacionamento, olho para o quadro de chaves dos manobristas para ver se encontro um. É muito difícil dar tanta “sorte”, mas para os perseverantes vira um passa-tempo tosco.

Outra simpatia básica é a fitinha do Nosso Senhor do Bonfim. Olha, deve ter até chinês fabricando isso, porque o que vende... E a maioria das pessoas não se contenta com uma só. Vai lá e amarra umas 20 no retrovisor do carro. Na minha época, era para usar uma, no pulso, com três nós, que representavam três desejos. Novos tempos.

Há quem cola ou pendura bruxas para tudo quanto é lado – isso quem faz é mulher. A mensagem subliminar da proprietária do veículo é a seguinte: “nem vem com olho gordo, porque eu sou bruxa e você é que vai se ferrar.”

Sem dúvida, uma fezinha é irresistível. Uma vez comprei um monte de pimentinhas de vidro e fiz um chaveiro. No primeiro mês, meu irmão pegou meu carro emprestado e achou aquilo uma verdadeira “brasileirice”. Tirou o meu precioso chaveiro e encostou em algum lugar da casa. Eu acabei esquecendo da existência do amuleto, mas meu carro não! Já foi ralado umas vinte vezes na coluna da garagem.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ah, é por isso que tem uma fita vermelha no meu retrovisor? O carro veio acompanhado de toda sorte de quinquilharia japonesa no retrovisor (coisas de mamãe) e uma fita vermelha. Consegui me livrar de todo o resto, mas a fita só sai com tesoura. Como eu nunca lembrei de levar tesoura pro carro, ficou.

Aliás, é uma fita vermelha do senhor do bom fim? Vale por dois, será? hahaha

Anônimo disse...

a culpa agora é a falta da fitinha ou da coluna da garagem que se movimenta? hahahahahahaha

Anônimo disse...

Atravessar a cidade em meio a congestionamentos de todo o tipo tem suas vantagens, TEM que ter! ahaha

Adorei!

Unknown disse...

O mais impressionante é q a arruda estava na orelha esquerda ... Era pra todo mundo q passasse olhar... hahahahaha Achi q isso era mais uma lenda urbana!!!! Mas comprovadamente não é!!!!
hahahahah
Mto Bom...