segunda-feira, 22 de junho de 2009

Fashionistas

Sinônimo de ser fashion ou não, customizar virou mania na moda-carro. Iniciada pelos dados de retrovisor – retomados agora em fase retrô —, a história da personalização de veículo no Brasil mostrou importante evolução. Antes do filme “Velozes e Furiosos”, os neons já faziam sucesso nos painéis de Brasilias e Fusquinhas de brasileiros mais que modernos, na década de 1980. Lembro-me da minha infância, quando ficava impressionada com aquela luz verde que saía do volante do carro ao lado.

O neon foi parar no assoalho de alguns e quem se popularizou mesmo foi o adesivo. Como a tatuagem, antigamente quem tinha um adesivo no vidro era olhado com certo preconceito. Os tempos mudaram e, agora, é um tal de santo pra lá, crucifixo pra cá, logo de marca de roupa, mensagens para o vizinho como “a inveja alimenta meu sucesso” ou “veículo rastreado por fofoqueiros” e por aí vai. Os mais descolados forram o carro com tribais e a mulherada coloca aquelas figuras “fofinhas” para ajudar o bandido a escolher qual carro vai roubar no semáforo.

A customização não é apenas visual. Pessoas sem infância - que nunca colocaram potinho de Danone no pneu da bicicleta para fazer barulho -, hoje usam o escapamento do carro como forma de se destacar da maioria. É acelerar e se ouve aquele barulhão. Só o dono acha que o carro está praticamente turbinado com isso. É o que eu digo, deixa o cara ser feliz. Pra que o preconceito?

Também há aqueles que investem no som. Aí passam a madrugada rodando pelo bairro ao ritmo de funk, rap, lambada... Realmente, às vezes não ouço o fim do filme, mas tudo bem. O que me conforta é que um dia eles tentarão assistir a qualquer coisa na TV e não poderão ouvir nada do começo ao fim. Excesso de decibéis causa surdez, meu amigo.

Para minha Kombi já decidi. Inspirada na São Paulo Fashion Week, adotarei o “modelito” tricô de Monte Sião, mas com um diferencial: no porta-malas (se é que eu posso chamar aquilo de porta-malas) colocarei uma máquina de algodão-doce, daquelas de festa junina. Quero ver alguém com uma Kombi igual a minha!

3 comentários:

Anônimo disse...

E depois de Miami Ink, Monte Sião Pimp.

jovana chances disse...

ursinhos de pelúcia pendurados no retrovisor. william vai ficar lindo.

Unknown disse...

Eu tenho dadinhos vermelhos no retrovisor, confesso. Os piadistas ficam perguntando se eu tenho dado no carro...mas eu não ligo